Foguete Soyuz

Foguete Soyuz com animais a bordo decola rumo ao espaço nesta sexta-feira.

Foco é saber como organismos vivos sobrevivem a um eventual voo a Marte. Animais como ratos e caracóis ficarão um mês em órbita.

Decolou do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, na tarde desta sexta-feira (19), início da manhã no Brasil, um foguete russo Soyuz que leva ao espaço um módulo chamado de Bion-M com animais, insetos e bactérias que serão utilizados em experimentos científicos durante um mês.

Serão utilizados nos testes 53 roedores, 15 lagartos e 20 caracóis. Eles ficarão em órbita e fazem parte da operação batizada de “Arca de Noé”, que tem o objetivo de saber como organismos vivos sobrevivem a um eventual voo a Marte.

De acordo com a agência de notícias France Presse, citando técnicos da Roscosmos, a agência espacial russa, os animais ficarão um mês em órbita, com previsão de retorno à Terra em 18 de maio, para que os cientistas possam estudar as consequências da permanência no espaço.

“Se trata de determinar até que ponto nosso organismo se adapta a condições de falta de gravidade e compreender o que é preciso fazer para garantir a sobrevivência em voos muito longos”, explica o diretor do programa do centro espacial russo, Valéri Abrashkin.

Segundo Evgueni Ilin, do Instituto de problemas biomédicos da Academia Russa de Ciências, “não sabemos como a falta de gravidade pode afetar o comportamento dos ratos, talvez vão lutar entre si por comida”, explica. Além dos animais, foram enviados ainda quatro pequenos satélites dos Estados Unidos, Coreia do Sul, Alemanha e da Russia, segundo o site G1.

Adicionado pelo blog o mundo oculto.

 

Esta entrada foi publicada em Mundo a fora. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s